Pensei que o Bradesco fosse o que mais produz dificuldade no gerenciamento das contas dos clientes, principalmente aqueles clientes que não podem migrar para outros bancos (caso do pessoal servidor do governo do Ceará, que era do BEC). Até na portabilidade, o Bradesco nega três vezes.

Mas o ITAÚ é pior no atendimento. O aposentado do INSS que tem conta no ITAÚ paga caro os serviços e se não quiser pagar as ALTAS taxas, que deviam ser gratuitas, fica com um cartão de débito, apenas para tirar o dinheiro da conta, em conta-gotas.

Duplo castigo para a pessoa que vive o drama, que agora estou narrando. É aposentada pelo INSS e sua conta é no ITAÚ, Santos Dumont. Mas como ainda trabalha, foi obrigada a abrir outra conta no ITAÚ de Maracanaú, pela empresa, onde conseguiu um emprego e ficou por mais de dois anos. Trabalhou até junho do ano passado (2023).

Primeiro golpe na conta do ITAÚ de Maracanaú para receber o salário da empresa que trabalhava: dois meses depois, minha conta foi bloqueada, e a pessoa foi convocada a ir à sede do banco, em Maracanaú. Foi. Não tinha outro jeito. Lá, foi encaminhada a um caixa, que com cara de que havia algo errado na conta, fez perguntas sobre situação de crédito e cadastro e, depois, teve de trocar as senhas de acesso e do cartão. Só depois disso, o seu atendente disse que tudo estava normal e propôs uma aplicação mensal. Era a forma de lubrificar o atendimento. Foi feito. R$ 40,00 por mês. 

Quase dois anos depois, a pessoa foi demitida da empresa e buscou encerrar a conta, como é natural. Fez todo o processo, pagando as taxas e tudo o mais que lhe foi cobrado. Restou um saldo de R$ 695,99.

Conforme a regra, a pessoa passou a conta que mantém em outro banco (o BB), para onde o ITAÚ iria transferir o dinheiro, em um prazo de até dois dias.

Essa operação de encerramento da conta foi realizada no dia 04 de janeiro de 2024. Até hoje, NADA. A pessoa foi em uma agencia em Fortaleza. NADA. Só podia qualquer atendimento lá em Maracanaú.

Foi na agência em Maracanaú, mas não pode ser atendida porque a servidora do ITAÚ que tinha sido sua gerente (Júlia) disse que estava fora. Mas o servidor que atendeu e pediu para esperar, disse que ela estava. Depois de mais de uma hora de espera e ligações não atendidas por ela, procurou o gerente. Não podia atender, porque estava assoberbado com uma fila imensa da demanda de Maracanaú.

Mas, em verdade, a pessoa correntista do Itaú não tem de cobrar o recebimento do seu dinheiro. O distrato estabelece a transferência para a sua conta, que foi deixada, e está anotada no contrato impresso (veja documentos).

É ESSE O BANCO, O ITAÚ. O BANCO RUIM

O nome da pessoa foi apagado para evitar exposição e constrangimento.