TROTE OU DUPLO ANALFABETISMO

Em uma barraca de venda bugigangas na Praça da Estação (Castro Carreiro), outrora bela e instigante, hoje feia e dominada pelas gangues, vi um cartaz oferecendo produto, colada na pequena vidraça. Fiquei intrigado e pedi à mulher que atendia, uma senhora da faixa entre 50 e 60 anos, o que significava aquilo. Ela olhou intrigada para o cartaz que eu apontava, mas nada explicou. Parecia não entender. Voltei a indagar e percebi que, na verdade, a mulher não sabia ler. Falei então que tirasse aquele cartaz porque era contrário aos objetivos de vendas alimentícias da barraca. Li para ela, ainda em dúvida o que dizia o cartaz: VENDE-SE COCÔ. Ainda meio duvidosa ela retirou e guardou o cartaz. 

De qualquer modo, quem não sabe é como quem não vê. Isso é o que conforta o corno, principalmente o corno covarde. Contam que é aquele que chega em casa, olha pela veneziana e vê a própria mulher com outro na cama. Indignado, mas frouxo, fecha o nariz com dois dedos, para disfarçar a voz, e solta uma ameaça para o RICARDÃO:

- Comendo a mulher dos outros, hem covarde! Tem medo de morrer não?

Depois, é claro, sai correndo.

_____________________

Parque Parreão fica no bairro de Fátima

RECUPERAÇÃO DE DOIS PARQUES 

Mais de um ano e meio depois, a prefeitura de Fortaleza anuncia obra de recuperação dos dois parques da cidade – Adahil Barreto e Parreão. Em verdade, o que vai acontecer nos próximos dias é apenas o estudo, contemplando o projeto urbanístico, paisagístico e ambiental. Depois, no ano de 2015 é que deverão ser realizadas as obras. O jeito é esperar. Enquanto não vem a reforma, o fortalezense tem que se virar nos poucos e mal-acabados espaços de lazer dessa natureza. Afinal, o que presta e serve a visitação: parque Cocó? Áreas urbanizadas do Rui Maranguapinho? Lagoa do Opaia? Lagoa de Parangaba? Lagoa de Messejana? Só o parque Cocó, ao lado do Iguatemi, ainda dá para visitar. Os demais estão arruinados, incluindo as áreas de urbanização do Rio Maranguapinho. Ah, esqueci: está utilizável e bonita a área urbanizada do Riacho Maceió, da Beira-Mar até a Abolição. Agora, se não pastorar, já-já, vira antro de marginais.



---------- xx -----------



LEI PARA FAZER LEI FUNCIONAR

Foi está publicada no Diário Oficial do Município de Fortaleza a “Lei do Sinal de Respeito”, que dá prioridade para pessoas a pé na travessia de faixas de pedestres da Capital. De acordo com a lei, que regula ao que já está na lei e ninguém cumpre, agora, basta o pedestre fazer um gesto com o braço, ainda na calçada, que terão “prioridade garantida” na travessia sobre a faixa. Quero ver funcionar na faixa de frente o Ideal Clube, no Meireles! É melhor mandar uma ambulância do Samu para lá.
____________________________



A BUSCA DE UM NOVO TIME, OU O MESMO?

O comentarista Juca Kfouri, que já foi até da Globo, não consegue fazer bons comentários. Sobre a contratação/retorno de Dunga para o lugar de Felipe Scolare diz apenas que a CBF "mudou a comissão técnica para não mudar nada, até voltou no tempo e no espaço. Porque, não duvide, quanto pior, pior!"

Que a volta de Dunga foi uma surpresa, foi, mas não é do todo desastrosa. Com ele, o time terá, pelo menos, alguma garra.
_____________________________





O ABANDONO DO PARQUE ADAHIL BARRETO

Parque Adahil Barreto, que sempre visitei e gostei, não recebe mais quase ninguém. Uma vergonha e um desrespeito do poder público com os bens públicos. Deplorável, revoltante! Não dá mais para conviver com a imundície, equipamentos (brinquedos) de crianças quebrados. Fossas a céu aberto, trilhas, pela mata, abandonadas, água estagnada e centenas de gato empesteando o ambiente. Socorro prefeito, governador, presidente, homem-aranha, time alemão!
Não dá para acreditar se o que virá, por exemplo, na Beira-Mar será bom e bem cuidado, se a Prefeitura abandona um parque já incorporado à cidade, como o Adahil Barreto. Uma desgraça! Confira nas fotos:



____________________________________


CANDIDATURAS IMPUG(NADAS)

Ex-prefeito de Juazeiro do Norte (sul do Ceará), Manoel Santana, e os deputados Sineval Roque (Pros), Ana Paula Cruz (PHS) e Miriam Sobreira (Pros) tiveram o registro de suas candidaturas (a deputado estadual-CE) impugnadas pelo Ministério Público por prática de atos irregulares. Como tudo é passível de recurso, claro que haverá, não é senhor Marcelo Sobreira?




EMPREGO VITALÍCIO É MOEDA DE TROCA EM CAMPANHA NO CEARÁ

Triste de um país em que EMPREGO PÚBLICO VITALÍCIO vira moeda de troca EM CAMPANHAS ELEITORAIS de oligarcas! Vamos mudar essas regras, URGENTE.

TCM e TCE são a cozinha do clã Gomes. Já colocaram lá: Ernesto Saboya, Artur Silva Filho, Hélio Parente, Patrícia Gomes Saboya e, agora, prometem vaga a DOMINGOS FILHO (já aceita), a ZEZINHO ALBUQUERQUE e a quem mais foi "politicamente sacrificado", que significa ter sido escalado para concorrer a um cargo eletivo. Se IZOLDA CELA não fosse a vice também seria agraciada com um emprego vitalício. E o pior é que ainda faltam LEÔNIDAS CRISTINO, ARIALDO PINHO, OMAN CARNEIRO, VALDYR, RENO XIMENES (meio fora do time) e DANILO SERPA. NÃO VOU FALAR DOS IRMÃOS (São cinco), dois deles desempregados há algum tempo. Como a família é pública, por lá ninguém pensa em ASSINAR A CARTEIRA!

Agora, pense aí, o que ERNESTO SABOYA E ARTUR SILVA FILHO fizeram pelo povo deste Estado? E HÉLIO PARENTE, um advogado de duvidosa competência, e a insípida PATRÍCIA GOMES SABOYA? Eles só fizeram por ELES MESMOS E OS SEUS!

CHEGA DE TANTA CANALHICE COM O DINHEIRO PÚBLICO. É HORA DE REAGIR!

_______________________________


"Ruim com ele, pior sem ele"

O CEARÁ É O MAIOR DERROTADO

Desde o final do período de transição à democracia, não se via processo de escolha de candidato tão selvagem, tão fechado e tão remotamente democrático. Valeram somente o poder político das máquinas partidárias e o dinheiro vivo e sonante. Resultado: duas chapas predominantes, que vão fazer um pleito plebiscitário, deixando o eleitor sem alternativa (bem ao gosto do clã Gomes): "ruim com ele, pior sem ele".
______________________________


O CANTO SONANTE DO VIL METAL

Se o processo de escolha levantou defunto (ou uma Fênix) de um lado, obrigando a união de cães e gatos; do outro deixou feridas, por enquanto aliviadas com o tratamento com antisséptico, à base do remédios da própria maquina do Estado (TCU e TCE), disposta como se fizesse parte do espólio pessoal do clã. 
Ferida pior surgiu com abortamento de quase improvável terceira via: o PSB, com a inocente Nicole Barbosa. Quando o dinheiro cantou sua música, os NOVAIS se renderam e aceitaram (até sacrificando uma provável renovação de mandato) o papel de laranja do PMDB, sacando às escondidas a tola Nicole para colocar Eliane (50% do partido e da família Novais), ainda que possam fingir que são arautos de Eduardo Campos e de sua frágil candidatura presidencial.



MEDO DO CUECÃO DÁ AO PT A CABEÇA DE CHAPA: CAMILO SANTANA

A informação do jornalista "bem informado" deu em nada. Era furada. O candidato escolhido é CAMILO SANTANA, do PT cidista, um modo de atrair Lula e Dilma para o palanque e de tirar o deputado federal "cuecão" da candidatura de Senador, que era a insônia e a origem dos desmaios do governador Cid Gomes (PROS). Fechada a chapa, que é a melhor composição que o clã Gomes poderia conseguir, sobra a candidatura ao Senador para Domingos Filho. E o vice deve ser do PROS, aí uma vaga de casa, que deve estar entre Zezinho e Izolda Cela.




________________________


CANDIDATO DO PROS EM PROCESSO DE ESCOLHA: "UNI-DO-NI-DÊ/SALA-ME-MIN-GUÊ"

Você acredita que Izolda Cela, esposa do prefeito Veveu (PT), de Sobral, pode ser a escolhida pelo governador Cid Gomes (PROS) para a sucessão estadual? Tem jornalista, sempre pousando de bem informado (vive trocando figurinhas às escondidas com os pré-candidatos), que garante ser ela, pelas sinalizações, neste momento. Revela até que os cinco ungidos da lista do PROS estão reunidos com o governador na residência oficial. As pesquisas internas a favorecem. A segunda opção do partido é o deputado estadual Mauro Filho garante o "bem informado" jornalista.

___________________________________



Seria esta a "elite branca" acusada pelo ex-presidente Lula da Silva?

Ou seria esta?

Ou, ainda, esta?

UM EX-PRESIDENTE RACISTA E IMPREGNADO DE PRECONCEITO

Achei uma lambança tão grande que me recusei a comentar o assunto no momento em que aconteceu, mas como o caso está tornando ruinoso, pois as declarações em defesa da presidenta, me soaram como de aguda gravidade, decidi ao menos fazer uma pergunta, para ver se entendo: qual crime cometeu o licencioso ex-presidente Lula da Silva ao culpar "a elite branca" pelas vaias merecidas à presidenta Dilma Rousseff no ato de abertura da Copa do Mundo? O caso, pelo pouco que entendo, é de aberto racismo*, ainda que se tenha dificuldade de determinar quem compõe tal "elite branca", e, supondo-se que se identifique tal privilegiado grupo, de qual lado está (governo ou oposição)?

Se a "elite branca" for a mesma que a financeira, então está do lado do Governo, pois banqueiros, empreiteiros, grandes industriais e muitos políticos e petistas (alguns estão até na Papuda) nunca ganhara tanto dinheiro e manifestaram tanta satisfação. Se for constituída por intelectuais, artistas também esteve ao lago do governo, ainda que a maioria tenha debandado em virtude da decepção.


* Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;


O racismo é uma postura voltada à visualização de divisão entre os seres humanos, calcada em raças, algumas consideradas superiores às outras, pela existência de pretensas qualidades ou virtudes aleatoriamente eleitas. Cultiva-se, então, um sentimento segregacionista, apartando-se a sociedade em camadas e estratos, merecedores de vivência distinta dos demais. Em verdade, não há raças definidas, distintas e diferenciadas no mundo. Existe apenas a raça humana, com seus naturais contrastes superficiais de aparência, cercados de costumes e tradições diversificadas. Nesse sentido, com razão e sensibilidade, decidiu o Supremo Tribunal Federal em 17 de setembro de 2003 (HC-QO 82.424-RS, Pleno, rel. acórdão Mauricio Corrêa, m. v.).


___________________________


PPS NÃO ACEITA PT EM CARGO MAJORITÁRIO

Mesmo ainda dodói o governador do Ceará, Cid Gomes, do PROS, não deixou de fazer a reunião (25/06/14) com a carrada de aliados à candidatura, que nenhum dos aliados parece saber quem é, que o clã Gomes vai lançar para o Governo e Senado, sobretudo. O jogo é simples e em uma mesa grande, mas tudo é tratado de forma individual: da cá, toma lá (este item é agora e depois - se houver um depois). Na dança dos aliados, o PRB voltou e o PPS fez um meio recuo, não aprovando a aliança com o PROS porque havia petista pleiteando cargo majoritário. Aleluia!

_____________________________




O EXAGERADO CULTO AO PERSONALISMO

Vejo como exagerados os adjetivos e o tempo de cobertura de TV do atacante Neymar. Chuteira dourada para o "menino de ouro" é demais e pode afetar o novo rico, que já manda seu helicóptero pegar as visitas.

____________________________



O TORCEDOR FAMOSO QUE NINGUÉM QUER

Mick Jagger seca Seleção da Costa do Marfim. Ele é o maior pé frio. Anunciou, perde. Dizem que o homem mordedor da seleção do Chile já revelou que se for punido e não poder jogar, ele vai se vingar, falando com o cantor Mick Jagger para torcer pelo Brasil. Vixe, é melhor vacinar!
____________________________

É DE PERDER OS SENTIDOS

12 pessoas foram assassinadas no Ceará nas últimas 24 horas, ou seja, uma pessoa foi assassinada a cada duas horas. Uma estatística cruel, que só cresce, nos últimos anos. É realmente de perder os sentidos.
____________________________



O ESTILO AREIA DE CEMITÉRIO

O deputado estadual Heitor Férrer fugiu da convenção do seu partido, o PDT, antes da chegada do governador Cid Gomes (PROS) e de sua entourage. Férrer, no seu estilo solitário, confirmou que, apesar de o PDT fazer parte da base aliada ao governo do Ceará, não participará do palanque do candidato do governador para manter a coerência do seu posicionamento político. É coerência para dar e vender! Um jogo que já perdeu a graça.

____________________

FALTA DO QUE FAZER DÁ NISSO!

Proposta de lei do deputado Newton Cardoso (PMDB-MG) quer acabar com o feriado de 15 de novembro. Até concordo que existem feriados demais, mas o argumento do parlamentar mineiro de que a Proclamação da República não teve apoio popular é idiota. Ora, se o evento, como de fato, não mobilizou o povo no ato, os mais de 100 anos da trôpega república brasileira serviram para assentar tal sentimento. Arranja outro motivo, deputado besta.

___________________________



A MÚSICA DO GERÚNDIO E A DO "CADA DIA QUE PASSA"

Na musiquinha enjoada da Prefeitura de Fortaleza, para mostrar obras, como faz exatamente o governo do Ceará, o criador não abusou dos GERÚNDIOS", mas soltou um "CADA DIA QUE PASSA". Eu só fico pensando se por acaso existe um CADA DIA QUE NÃO PASSA, CADA DIA QUE VOLTA, CADA DIA QUE PARA! Um cada dia que volta seria maravilhoso, não?
_________________________



PMDB MONTA ESTRUTURA, MAS E A COERÊNCIA?

Se tivesse uma pegada forte, senador Eunício Oliveira (PMDB) teria avançado mais no jogo partidário, mas é vacilante e chegado ao público! Será que ele entregou os cargos que seu partido mantém na prefeitura de Fortaleza? A teta é boa!

O jogo de vedetes no PMDB deve também estar em alta. É que lá todo mundo é marqueteiro, incluindo o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena. E o material ruim!

PMDB alugou casa e monta produtora para parte de mídia da campanha (TV, rádio, Internet...). Falta definir o discurso: oposição ou governo? E a segurança (pública e não privada)? E sobre as rádios que colocou em nome de laranjas, quando esteve no ministério das Comunicações? E sobre os casos de irregularidades com a Petrobras?
______________________________


POUPANDO A VITA E OS OUVIDOS

Programa da Sabrina Sato, exibido pela Rede Record, é rejeitado pelo público a cada exibição. Parece até candidato descendo a ladeira. Alguém tinha dúvida disso? Faltou avaliação dos pastores da TV Record, não mesmo bispo Edir? Logo, logo o programa será tirado do ar, do mesmo modo que foi tirado do ar, este ano, o péssimo programa da Xuxa (Globo). Já vão tarde. Que alívio!
_____________________________



O TAMANHO DO PERSONALISMO DO CLÃ

Cid Gomes, governador do Ceará (Pros) reúne seus 22 partidos aliados (ideologicamente, com certeza!) para reafirmar seu personalismo. O caso é que o pessoal não suporta o vedetismo. Há dificuldades para segurar o PSD e PSC. Há boatos de que o partido de Kassab, doido por um poder (e não é só ele), tem pressionado para apoiar outro candidato que não o do Pros, seja quem for.
________________________


JEREISSATI E O JOGO DE FOJO DE SEMPRE

Tasso Jereissati (PMDB), segundo comentários, não disputaria o Senado. Ficaria só na campanha presidencial de Aécio Neves. Empurraria Luiz Pontes, que não tem voto nem para deputado estadual, como o senador. Abre o Olho, Roberto! Quem deve estar comemorando é o “Cuecão” e mesmo Domingos Filho, que pode ficar com a vaga se o Petista da cueca ficar de fora.
___________________________




PSDB ESPERA FÉRRER EM VÃO

Claro que uma chapa com Roberto Pessoa (PR) e Heitor Férrer (PDT) seria competitiva, principalmente se levarmos em conta o quadro aplanado que resultou no cenário cearense com o "fico" do governador Cid Gomes (Pros). Roberto Pessoa está bem, tem garra e coragem para fazer oposição, o que superaria o temor de Heitor, acostumado a falar alto na proteção das paredes de concreto do plenário da Assembleia do Ceará e ao sestro de ter uma banda no poder. De qualquer modo, ainda que não acredite que o trabalho junto ao PDT para liberar Férrer dê resultado, Roberto Pessoa está obstinado na manutenção de sua candidatura e pode fazer a diferença no pleito. O pouco tempo de TV será amenizado na coligação com o PSDB, com Jereissati sendo ou não candidato ao Senado.


-------------------------- xx ---------------------------


A ESPERA DE UM MILAGRE

Se depender do Padre Cícero Romão Batista - que pode até nem render votos, mas rende livros, a maioria sem precioso conteúdo - os candidatos a presidente da República representativa brasileira, da oposição, podem mandar a fazer o terno e esperar a faixa, que irá para um ou para outro. Os dois - Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) - já foram aos pés do "Padim" e estão, é claro, encomendados pelo padre milagreiro, que atrai a Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, mais de um milhão de romeiro a por ano, A PresidentA Dilma Rousseff (PT) não foi, ainda, mas o "milagreiro" dela é outro: Lula da Silva.



xxxxxxxxxxxxx -- xxxxxxxxxxxxx


TIME MEIA-BOCA DE CANTORES NO SÃO JOÃO/COPA

Entusiasmo é bom, mas deslumbramento é demais. A secretaria de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macedo, fez o maior suspense - e até parecia ter uma cumplicidade com a repórter da Verdes Mares - para anunciar o cantor Bel, (ex-Chiclete) como atração do São João/Copa, na Praia de Iracema. Coisa boba, secretária, trata-se de um cantorzinho de terceiro escalão. Como os demais que senhora anunciou. O time é meia-boca, mas vamos ver se os preços dos cachês são compatíveis. Se a D&E estiver no meio (leia-se Arialdo Pinho, também), significa que o rolo será é brabo.



----------------------- XX ----------------------


O PREÇO DA LAVANDERIA

Alguém por aí sabe por que em todos os casos de maracutaia em que o governo do Ceará (ou alguém dele) é investigado o secretário Arialdo Pinho está no meio? Será o homem que lava tudo?





---------------- xx -----------------


NA COPA, INTERIOR COM METADE DO POLICIAMENTO

Que papo é esse de que o governe de Ceará, a pedido da FIFA, ou seria da Máfia, solicitou que o governo dobre o policiamento? Para atender, o governo terá de trazer a metade dos policiais que estão espalhados pelo interior. E aí, como fica a segurança nas cidades interioranas? A desgraceira está feita!


-------------------- xx --------------------


NO BAIRRO VILA VELHA

População espanca até a morte suspeito de ter roubado um celular. Testemunhas do ato informaram à Polícia que a vítima foi espancada por várias pessoas, sofrendo lesões na cabeça e afundamento do crânio. Está vendo excelência (governador do Ceará, Cid Gomes), o que resulta negar a violência, dizendo que se trata apenas de discurso da oposição? Eu ficaria com um peso na consciência a cada homicídio! Quando sair do governo, o senhor e seus mais prósperos assessores vão morar onde?

A imagem mostra a banalização da vida...



------------------ xx -----------------


FAMÍLIA SÓ É BOM MESMO EM ÁLBUM DE FOTOGRAFIA?

A GANÂNCIA, ALIADA À SOBERBA, DIVIDEM SANGUE E FAZEM FAMÍLIAS SUCUMBIREM. SEMPRE ME INDAGO SE A POUCA (QUANDO É MUITO HÁ MORTE) GRANA COMPENSA!

VOCÊ LEVOU R$ 10 MIL MAIS DO QUE SEU IRMÃO. PUXA, COMO ÉS ESPERTO OU ESPERTA! SIM, MAS ESSE DINHEIRO A MAIS VAI MELHORAR O QUÊ NA TUA VIDA?

PASSEI A VIDA ODIANDO, SENDO ESPERTA, ENGANANDO MEUS IRMÃOS, MEUS SEMELHANTES QUE NÃO TIVE TEMPO DE SER FELIZ. SÓ A DESGRAÇA ANDOU COMIGO.



A DEFESA DO ACQUARIO

O deputado estadual Mauro Filho (Pros), que já suportou ver e ouvir seu pai (do PMDB) ser achincalhado no palanque - na época ele era do PPS -, assumiu a defesa da construção do Acquário. Para mim, nem precisa, pois sou favorável, ainda que não goste de caixa preta. Agora, senhor deputado, que o ato atual não seja a mesma coisa da desoneração da barreira alfandegaria cearense do uísque. Vamos agir, nem que seja por um impulso, em defesa deste Estado tão despojado.



O INTERESSE PARTICULAR E NÃO O PARTIDO

Qual partido irá inteiro para a eleição de deste ano? O Pros? O PMDB, PT, PR, PDT? Parece que vai sobrar pouco ou quase ninguém. O PT está dividido em várias partes e mesmo o minguadíssimo PSDB está em crise de identidade, pois, em verdade, Jereissati nunca apoiou ninguém do seu partido ou com quem estivesse coligado por inteiro. 



DISCURSO ELEITOREIRO: 45 HOMICÍDIOS NO FIM DE SEMANA. 

Ceará registra 45 homicídios no fim de semana passado (9 a 11/05/14) e o governador do Cid Gomes (Pros) foi à imprensa dizer que a posição está usando a segurança como um discurso eleitoreiro, o que infunde medo à população. Então, os 45 mortos não existem, senhor governador? Em Fortaleza, a sétima cidade mais violenta do mundo (infelizmente), o dia mais violento foi domingo, 11/05. Num só dia, nove pessoas foram assassinadas. O pior é o senhor governador e nós, o povo, termos de suportar o discurso de enrolação do secretário Servilho Paiva, de que a violência é um negócio e que ele está fazendo o cinturão da violência, mas que não é mágico (e nem competente).



 Se isso não é campanha eleitoral não sei mais de nada.

A SEGURANÇA DE QUEM VENDE

O senador Eunício Oliveira (PMDB), candidato ao governo do Estado do Ceará e já em aberta campanha (e a Justiça Eleitoral?) aumentou o tom de suas críticas ao governador Cid Gomes (Pros), até dias atrás seu aliado e parceiro incondicional. Mesmo que pareça incrível, o vacilante peemedebista fez uma crítica direta à segurança: “temos a sétima capital mais violenta do mundo. Será que isso não tem jeito? Tem”. Como ele não tem ideia e nem conhece o assunto, recorreu a um modelo famoso, que deu certo - a política de tolerância zero aplicada em Nova York (EUA). E perceba que ele ficou rico graças às portas federais abertas por seu sogro, ex-deputado Paes de Andrade, para vender serviços terceirizados de limpeza e de segurança. Dá para acreditar em sinceridade? 



UMA CÂMARA DE VENDILHÕES

O projeto de Lei Complementar (276/2002) aprovado na Câmara Federal, no dia 23 de abril/2014, autoriza o ministro da Defesa a permitir que tropas estrangeiras transitem ou permaneçam temporariamente em território brasileiro. Agora, se o Senado também aprovar, como o fez a vendida Câmara Federal, o projeto vira lei o Brasil se transforma em um país desmoralizado, sem soberania e uma republiqueta tal qual a Venezuela e menos ainda que a ilha ditatorial de Cuba.






MAIS QUE FAZER, É PRECISO MANTER

Já disse aqui e repito que administrar uma cidade não é só fazer obras, que serve também para engordar caixa 2. É preciso muito mais cuidar do que está feito e zelar pela vida e tranquilidade das pessoas. Fui ao Passeio Público no sábado e vi aquele belo rossio meio abandonado. Lixo, erva daninha tomando conta, fonte abandonada e com água suja. É tão pouco que precisa e ainda assim não é feito.



POLÍTICOS QUE SÓ PENSAM NO PRÓPRIO INTERESSE

Os deputados, principalmente, em busca de currais eleitorais, continuam tentando criar novos municípios. É o caso do Ceará, que quer emancipar, entre outros (distritos ou bairros), a Jurema de Caucaia e a Pajuçara de Maracanaú. Sou contrário, até que me provem que tal política traz vantagem para o povo morador das localidades. Por enquanto, só enxergo vantagem para os parasitas da política e do serviço público. Serão novas prefeituras, novas Câmaras e milhares de prefeitos, vereadores, secretários e servidores a mamar da mesma teta, que será a mesma, dividida por 10 ou por 15.




PMDB SÓ GOSTA DE PEGAR "OBRA FEITA"

O ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), ao dizer que o postulante peemedebista "nem fede, nem cheira" (esse cheira!), afasta mais um pouco a possibilidade de aliança com o senador Eunício Oliveira (PMDB), que carrega no DNA a indecisão do PMDB histórico. Realmente, Eunício é do tipo que se alguém oferece café e pergunta se com açúcar ou adoçante, ela questiona se deve decidir logo (menos quando se fala de finanças. Nessa o PMDB nunca tergiversou).


O MUNDO ENCANTADO DOS INDICADOS

Sabem qual a diferença entre o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) e a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins? Ela só tinha um poste!



PRESIDENTE DO SENADO ATUA EM CAUSA PRÓPRIA

Mais governista do que o governo, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, não aceita a decisão do STF, em liminar, garantindo uma CPI exclusiva para apurar os escândalos da Petrobras. Está encarando o assunto como missão, afinal, é dele a maioria dos cargos importantes no sistema Petrobras, como a presidência da Transpetro, onde está Sergio Machado há dez anos e quatro meses. Machado, por sinal, é citado ao menos quatro vezes nas agendas de 2012, de 2013 e, também, em um caderno mantido por Paulo Roberto, quando este já atuava como consultor e empresário do setor petroleiro. Na agenda de Paulo Roberto há estranhos – e ainda indecifrados – registros da anotação de celulares de Machado e de uma menção a "curso c/ Sérgio Machado, 5%", ao lado do valor R$ 5 mil e da inscrição "dois meses". A PF tenta decifrar a anotação.


UMA JOGADA ELEITOREIRA COM O CHAPÉU DO POVO

Presidenta Dilma Rousseff (PT) fez uma jogada eleitoreira no DIA DO TRABALHO: deu um aumento de 10% para o pessoal do BOLSA FAMÍLIA e reajustou a a tabela do Imposto de Renda em miserável índice de 4,5%. Pode ser que os cerca de 50 milhões de beneficiados do BOLSA (13,8 milhões de famílias) comemorem e até prometam votar nela, mas o pessoal que paga Imposto de Renda está puto, porque o reajuste fica devendo e muito, no somatório dos últimos dez anos, e porque percebeu claramente o jogo, ou seja, com o lençol de uns ela mal cobre os outros.




CHAPA COMPLETA, MAS DEIXAR EM "BANHO MARIA"

O papo que rola na rádio calçada é que a chapa do Pros está fechada. Depois da reunião de Brasília, cheia de sigilo e de pouco resultado, quando o PMDB entendeu ser debalde qualquer esforço para continuar integrado ao clã Gomes e "pegou o beco", o grupo do Governo, de volta a Fortaleza, manteve uma conversa, que varou a madrugada, com os aliados mais chegados. O resultado foi o fechamento da chapa completa. Só posso dizer que o vice é do PT cidista e que o senador não tem a cueca grande. Pelo contrário, agora está bem pequena. Está tudo arrumado e decidido, mas somente será anunciado em junho, para não acender a disputa.



CHEGOU O DIA DO ADEUS SOFRIDO DO PMDB

Terminou sem cumprir o objetivo a reunião dos irmãos Gomes (Cid e Ciro), do Pros, com a presidenta Dilma Rousseff (PT). O deputado Guimarães, conhecido como "Cuecão", negou que tivesse havido pressão do Planalto para que o clã apoiasse o senador Eunício Oliveira (PMDB), MAS HOUVE. Os irmãos Gomes, todavia, descartaram o apoio ao peemedebista, que mendigou até o último momento o apoio do clã. Como nada deu certo, seu arauto, o vice-prefeito Gaudêncio Lucena, disse que a aliança com Cid foi “boa enquanto durou”. Ele sabe o que rendeu e que agora é por conta do patrão dele.



NÃO É SÓ O DIPLOMA QUE FAZ FALTA!

Presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, que foi relator do processo do Mensalão, reagiu com indignação à desqualificada entrevista do ex-presidente Lula da Silva a uma TV portuguesa, dizendo que o julgamento tinha sido 80% político e 20% jurídico. Barbosa divulgou nota afirmando que a “desqualificação” do trabalho do STF por Lula é “fato grave”, que “merece o mais veemente repúdio”. E acrescentou: “O juízo de valor emitido pelo ex-chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome”. Anda vai?

O ex-presidente Lula tratou, também, de se dissociar, de maneira desleal, dos mensaleiros que o ajudaram a fundar o Partido dos Trabalhadores, nos anos 1980, e a conquistar o mais alto posto da República, em 2002. Ele afirmou que embora haja "companheiros do PT presos, não se trata de gente da sua confiança". Negou, candidamente, Zé Dirceu e Genoíno, principalmente.

Veja, se achar que vale a pena, a íntegra da entrevista:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=733450&tm=7&layout=122&visual=61





LADEIRA ABAIXO NA PESQUISA

Nos últimos momentos, a presidente Dilma Rousseff (PT) deixou que se tornasse explícita a fratura de sua linha de sucessão. Caiu mais 6% na última pesquisa do Ibope e complicou bastante a sua vida sucessória. A fraqueza do Governo e da presidenta funcionaram como uma deixa para o PR lançar o nefasto movimento “VOLTA LULA”, um discurso que é fatal para as pretensões de Rousseff. Veja o resultado da pesquisa: em fevereiro, a CNT/MDA apontava 43,7% das intenções de voto para a petista. Já na pesquisa atual (28/04/14), Dilma aparece com 37% dos votos. O pior é que Aécio Neves (PSDB) teve um crescimento de 4,6%, indo de 17% para 21,6%, enquanto Eduardo Campos (PSB) teve incremento de quase 2 pontos em suas intenções, indo de 9,9% para 11,8%.




OPOSIÇÃO GANHA ESPAÇO NA SUCESSÃO

Com o desfecho atravessado nas últimas idas e vindas de Pros e PMDB, quem tentou aproveitar o espaço foi a oposição: leia-se PR de Roberto Pessoa e PSDB de Tasso Jereissati (e mais ninguém no CE). O ex-prefeito Roberto Pessoa, com direito legítimo, deu um ultimato ao vacilante Eunício e fortaleceu a sua candidatura ao Governo, garantindo Tasso Jereissati como senador e trazendo ainda para o time o PR e PPS, apesar de Alexandre Pereira, presidente Estadual da legenda e acoplado ao clã Gomes.




REUNIÕES PARA ÚLTIMA TENTATIVA DE UNIÃO

Os últimos estertores do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) para manter alguns apaniguados nas tetas do governo apareceram em Brasília. Uma reunião de urgência foi feita entre os integrantes do Pros com a presidente Dilma Rousseff (PT). Nada vazou da reunião, mas sabia-se que o motivo era duplo: 1) serenar os ânimos na cúpula nacional do Pros. Nas últimas horas, o vice-presidente da sigla, essencialmente, apareceu defendendo que Cid Gomes apoie Eunício e deixe de lado essa lambança de candidato próprio; 2) conseguir de Dilma a aprovação para o rompimento com o PMDB. Claro que Dilma, com a queda que vem tendo nas pesquisas, pregou a união. Daí, os estertores de Eunício, querendo que o clã Gomes abarque sua candidatura. Querias!




O EXAGERADO APEGO À MAMATA COMPLICA EUNÍCIO

Poucos políticos têm um apego tão grande às tetas do PODER quanto o senador Eunício Oliveira  (PMDB). Ele já esticou tanto a corda da mamata que está quase impossível estabelecer um arco de aliança, como ele pretendia, na candidatura dele à sucessão de Cid Gomes (Pros). Já há quem acredite que ele (Eunício) não terá coragem de ser candidato se o custo for o rompimento com o governo do Ceará e, principalmente, com o governo federal. Vote! (ô).




O FURO DE UM JORNAL DE PORTUGAL

Quer ver uma notícia que a imprensa do Brasil não deu? JUSTIÇA DETERMINA O BLOQUEIO DOS BENS DO EX-PRESIDENTE LULA DA SILVA, POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

Confira o processo na Justiça Federal:
htpp://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=78070820114013400<http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=78070820114013400> Depois de abrir o link acima, clique em "PARTES" e verá o nome do Lula. 



NÃO DEVO NADA ELE E NEM ELE ME DEVE

Vai chegando o maio e depois virão as convenções. Aí todos os candidatos já estarão definidos, já que as convenções, com raras exceções, são meramente homologatórias. Os blocos que vão disputar o poder ainda não estão de todo formados. Cid Gomes (Pros), governador que entrega o poder, ainda não escolheu seu candidato. Continua conduzindo o time na ignorância e de cabeça baixa. O que ele quer não foi dito ainda, mas o que ele não quer saiu em alto e bom tom, dando um canto de carroceria no senador Eunício (PMDB), que parece um Cururu de pretender a mamata do apoio do governador. NÃO TERÁS, entenda! Já está tudo dividido.





OS VAZIOS CRUÉIS DA INEFICIÊNCIA DO GOVERNO

Domingo morno, com nuvens esparsas, sujeito a precipitações, como gosta de dizer a Funceme, que vale, ao mesmo tempo, para tudo e para nada. Na vinda, quase meio dia, da casa de minha mãe, que tem 90 anos e mora só (o alemão não chega nem perto dela) e não tem quem faça ela mudar, parei no mercado São Sebastião para comprar uma bugigangas de alumínio e ferro. O frenesi era o mesmo das 7 da manhã, quando vou tomar café - e quase sempre encontro os amigos Iranildo Pereira e Ricardo Palhano. Rodei um pouco e quando saí, já alguns minutos depois do meio dia, vi porque o mercado, que tanto me atrai, porque um sincretismo cultural, sempre me constrange: refugos sociais começavam a tomar conta, maior prova da ineficiência do governo.


E O INEGOCIÁVEL TEMPO...


Vixe, significa que eu com 49 não tenho chance alguma. O jeito vai ser seguir o exemplo, não?




UMA VERDADE PELA METADE

Eu achei irônica a absolvição do ex-presidente Color de Mello, em ação penal, depois de mais de vinte anos dos fatos. A gente sabia que ele tinha sido um amador se comparado com o ex-presidente Lula da Silva e seu time, parte dele hoje com moradia determinada pela justiça no presídio da Papuda. Faltou prova. Tudo que era apurado parou quando foi decretado o impeachment. Era o bastante?


O TAMANHO DA OPOSIÇÃO

Nas oposições, o jogo ainda não está decidido e todo mundo está procurando se vender por muito mais do que vale. De qualquer modo, o espectro de partidos da oposição deve se resumir a PSDB e PR. DEM vai pela metade e o PPS idem, pois o presidente estadual da legenda, Alexandre Pereira, agarrou a chance de ser secretário de Cid Gomes e não larga a boquinha. O caso é: como fica o PMDB, que quer os dois partidos na coligação? Eunício vai de Dilma ou de Aécio? Vixe!


UM PRAZO QUE CHEIRA A CHANTAGEM

O governador Cid Gomes retorna, depois de 10 dias de repouso e recuperando a imunidade do seu organismo, para a agenda da sucessão, já enfrentando a cobrança do senador Eunício Oliveira para uma definição sobre o apoio à candidatura do peemedebista. O prazo vai até dia 30, mas Eunício, que gosta de uma mamata, deve esperar sentado.


A IMUNIDADE QUE INTERESSA

E o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), já se curou, ou melhor, já levantou sua imunidade? Onde ele está (ou estava) mesmo? Bom, enquanto ele reconstitui sua imunidade (não me refiro à parlamentar. Ele não faz parte do parlamento), os pretendentes/candidatos ao governo do estado perambulam como se estivessem perdidos. Sem o líder, não têm norte.


TASSO JEREISSATI ANIMA TORCIDA

Foi só o ex-senador Tasso Jereissati admitir a candidatura ao Senado para que os torcedores começassem a aparecer. O diabo é que o partido se encolheu muito nos últimos anos e está quase sem elenco. De qualquer modo, PT e PC do B fecham a cara enquanto até o pessoal do governo abre um sorriso, mesmo que tímido.


A SERVENTIA DO PT É A PORTA DA RUA

Conhece algum assunto em que o ex-presidente Lula da Silva esteja por dentro? Pois é, ele não soube do mensalão, dos aloprados, da secretária do governo em São Paulo, do enriquecimento do filho e, claro, não sabe de nada da compra de Pasadena pela Petrobras, ainda que tenha sido o dinheiro do caixa da campanha da Dilma, que ele, Lula, conduziu. O ex-presidente nada sabe, mas recomendou ao presidente do PT, o amestrado Rui Falcão, que provocasse logo a renúncia do deputado André Vargas. É o bode...



A SÍNDROME DA FINAL QUASE COMPLICA 

Ceará (do futebol) perdeu o Nordestão, porque tremeu, mas conseguiu, a duras penas, segurar o tetra. Agora é levar o time para pegar reza forte para ver se deixa de tremer nas finais, principalmente quando é contra time de fora. Time, tem muito mais que os dois adversários das finais.



A PRESENÇA DA POLÍCIA NAS RUAS

Seja honesto, você sente a presença da polícia nas ruas? Eu, não. O Ronda desapareceu e o que sobra? Nos eventos, ainda se vê policiais, mas afora isso, nada, nada. E o melhor policiamento que tem é o preventivo, justo o que não fazemos. Mas o secretário Servilho comemora que morreram no feridão da semana Santa + Tiradentes menos duas ou três pessoas que no ano passado. Besteira, secretário, coloque a Polícia nas ruas. Hoje, só veja polícia à vontade quando passo na Palácio do Governo ou na Assembleia. Não vale. Poderia muito bem ser terceirizada esse tipo de segurança.