Os dois principais jornais do Ceará não abordaram com isenção (ou competência) a nova pesquisa do Ibope. O DN diz na manchete de página – Cai distância entre Dilma e Marina no 1º. Turno, enquanto O Povo publica um título saia e blusa – Ibope: Dilma tem 36%; Marina 30% e Aécio 19%. O fato relevante que traz a nova pesquisa é o crescimento de Aécio (PSDB), tirando mais da candidata do PT, Dilma Rousseff.

Há que se levar em conta que entramos no período final de campanha e agora quem levanta o bico dificilmente muda de direção. E quem baixa, descendo a ladeira, da mesma forma não muda. Pode, quando muito, segurar a queda. Só fatos novos podem determinar novos rumos. Um deles é o depoimento do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, no Congresso sobre o mega esquema de propina na Petrobras. Aécio levantou o bico e Marina se segura bem. Dilma trepida e dá o primeiro escorregão descendente – faz lembrar a música/jingle do candidato (CE) Camilo Santana (PT do clã Gomes) que fala em “voltar pra trás”.

No exasperado esforço para segurar a presidenciável petista de outros escorregões descendentes está valendo até quadro de humor, não muito comum em campanhas nacionais*, mas agora um recurso do marqueteiro João Santana. Os ataques diretos, em comerciais e nos programas, não têm dado o resultado esperado. O jeito foi apelar para o humor, um recurso muito comum em campanhas passadas, especialmente, no Ceará e no Piauí. Na campanha (PI, 1998) de Mão Santa (então no PMDB) contra Hugo Napoleão (no PFL-DEM), o horário eleitoral foi marcado pelo embate entre os humoristas Nerson da Capitinga e João Cláudio Moreno.


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