O programa do candidato ao governo do Ceará pelo PMDB, Eunício Oliveira, saiu da linha piegas para a linha do “pau puro”, mas o peemedebista não perdeu a cara choro, que aparece no vídeo no estilo ventilador de pé, girando de um lado para o outro. O pau foi na saúde, no programa que inaugurou o estilo. Veja, que na primeira pesquisa, com a larga vantagem, disse que Eunício puxasse o freio das comemorações. Agora, quando a vantagem está magra, advirto que não precisa desespero. Bater sem saber é desespero, um muito mau conselheiro. Basta largar a linha piegas de Lavras da Mangabeira e falar sério, na proposta, que segura uma vantagem menos para decidir no segundo turno.

Já o candidato do PT, Camilo Santana, que usa mais o estilo Jesus Cristo (dá um lado e depois o outro do rosto), continua no modelo ANCORA, chamando as obras e as participações e acrescentando suas propostas. Como cresceu tudo da estrutura partidária, aposta agora no bom desempenho da TV e no destempero do adversário. Se fosse ele, não responderia aos ataques estilo “um de tudo” do povo do PMDB.

Não sobra muito para seu usado contra um ou contra o outro. Refiro-me ao uso de “laranja”. Como só existem quatro candidatos é fácil ver quem faz o jogo de quem. Eliane também está usando o estilo “pau puro” nos dois últimos programas, mas o tempo de TV é pequeno, mal utilizado e a candidata é ruim a mais da conta. Aílton Lopes ensaiou um ataque, mas não tem estilo contundente e convincente. Resta, então, o uso do horário dos proporcionais. O candidato a estadual do PR, capitão Wagner, que tinha aparecido de forma mambembe, ressurgiu agora com um discurso forte sobre a segurança que o governo do Ceará faz. Equilíbrio, gente!

PROGRAMA DE SENADOR 

O programa de Jereissati senador (PSDB) melhorou um pouco e fez a inclusão do trabalho dele no extinto mandato de senador, o que segura o equilíbrio, de programa, é óbvio, entre Tasso e Mauro, que só aposta no arrastão de Camilo e Dilma. É fé demais!

A BESTEIRA

E eu pergunto: por que o programa proporcional do PSB coloca o LOC OFF dizendo o famoso “COMEÇA AGORA O PROGRAMA DOS DEPUTADOS DO PSB...”. No final, a mesma baboseira “TERMINA AGORA...”. Perde quase 30 segundos. Eu até pensei que houvesse programa político na TV que usasse o “COMEÇA MAIS TARDE; ou o COMEÇA AMANHÃ ou, ainda, TERMINA AMANHÃ...” O programa do proporcional da coligação do clã Gomes também usa o “COMEÇA AGORA...” como se ninguém estivesse vendo. Não bastaria o locutor dizer o “PROGRAMA DOS DEPUTADOS DA COLIGAÇÃO CAMILO, ELIANE OU EUNÍCIO GOVERNADOR” ou entrar direto no candidato? É igual a conjuntivite nos olhos.

O COME TUDO


Mas pior mesmo é o programa do Elmano para deputado estadual do PT, na dissidência dos PTs do clã Gomes. Ele entra arrogante, quase dando um carão no eleitor e ainda “comendo” TODO MUNDO. Há um momento em que Elmano, com cara de raiva, diz: “como você”, eleitor - olhando direto no vídeo! Com o perdão do amigo leitor, come o caralho, camarada!