Vez por outra me vejo surpreendido com notícias sobre o anunciado tombamento da praça Portugal, que nem praça é, mas somente uma rotunda para atender o trânsito da época. Hoje já não mais atende.

É evidente que o tombamento visa apenas a impedir a reforma da rotunda para se adequar ao binário executado pela prefeitura de Fortaleza. Só me vem a memória que o grupo que defende tal baboseira é o mesmo que tinha como integrante aquele cara que correu nu no protesto contra o elevado (na Washington Soares) sobre a avenida Antônio Sales.

O elevado está aí e aliviou o trânsito pesado que era normal por ali. Ninguém se lembra mais das árvores que foram tiradas de uma pequena faixa da reserva do Cocó. Agora, vem verborragia sobre a rotunda Portugal. Se querem defender prédios históricos, basta dar uma voltinha pelo centro que verão centenas prestes a serem comprados e derrubados pelo senhor Pio Rodrigues.

Na Avenida Santos Dumont, vizinho ao colégio Imaculada Conceição (Associação São Vicente de Paula) há uma grande construção bonita e histórica, que presumo seja dos religiosos, ao abandono e prestes a ruir. Salvem aquela beleza de construção. Vale muito mais do que salvar a rotunda.