Como passa mais tempo no ar, o governador do Ceará, o petista Camilo Santana, afirma repetidamente que a questão da violência no Estado está sob controle e caindo. Só se for lá por cima, no gelado caminho dos caros jatinhos que o governador habita usualmente.

Aqui na terra estorricada pelo sol abrasador e pela falta de chuvas, a violência domina sobranceira. Mais de 38 veículos roubados ou furtados por dia no Ceará. Somos campeões em quase tudo no campo da violência contra a vida e contra o patrimônio, ou as duas juntas.

O Ceará já contabiliza pelo menos 10.482 roubos e furtos de veículos em 2015. Na média, ainda sem a totalização de outubro, são 38,39 veículos sendo roubados ou furtados por dia no Estado. Desses casos, ao longo de nove meses, 6.983 foram roubados - quando o veículo foi tomado da vítima com algum tipo de ameaça - e 3.499 furtados - em que a vítima só percebeu posteriormente a perda do veículo. Vale carro, moto ou caminhão.

A saída é viver, como o governador Camilo no ar, de jatinho. Ou, ainda, viver como o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que tem a PM fazendo a sua guarda pessoal. Quer dizer, por conta do erário. São mamatas pagas pelo povo, que vive assustado.