Eu já havia, há algum tempo, compreendido a prepotência do clã Gomes, mas o ex-governador e ex-ministro CID GOMES, do PDT ideológico, deu bem o tamanho de sua desmedida pretensão ao dizer, sem sequer corar, que "ser contra Ciro é ser contra o Ceará".

Conversa, coisa nenhuma, tudo que o clã Gomes (CIRO, CID, IVO, LÚCIO & apaniguados) fizeram pelo Ceará foi obrigação, como representantes do povo cearense, e, ademais, foi pouco e muitas das intervenções e obras estão no rol das contestáveis. Eles engordaram mais com essa representação do que o Ceará como representado.

Não fosse essa representação passada pelos cearenses, ainda que o milagre fosse pouco, o clã Gomes estaria em Sobral ou até mesmo em Fortaleza, dividindo o repouso ocasional no acanhado sítio deixado pelo patriarca em Meruoca.

Ciro não tem emprego, mas poderia ser um advogado até de boa performance no Ceará. Ivo é originalmente funcionário (procurador) da Prefeitura de Fortaleza. Cid é engenheiro Civil, Lúcio também. Cid, sem mandato, ameaça trabalhar com geração de energia limpa. Lúcio voejou por empregos privados arranjados pela influência do clã e agora é um anônimo secretário de Cidades do morno governo de Camilo Santana (PT).

Nessa relação com o Ceará, os cearenses nada devem aos GOMES. Não têm, portanto, obrigação de "ser a favor de Ciro". Se for colocar na balança, ser contra Ciro é ser mais a favor do Ceará do que contra. Nunca poderia funcionar (tampouco arguido) como obrigação ser contra ou favor de CIRO. Ser contra ou a favor de alguém (político que quer mandato) deve sempre ser fruto de uma análise, de uma tomada de consciência. Foro íntimo, portanto.

Quem diz uma sandice dessa não pode estar em sua sã consciência. Somente, uma mente abarrotada pela arrogância poderia soltar tal parvoíce. Aliás, é de sobejo conhecimento popular que a desgraça nunca vem só; sempre aparece acompanhada. A toleima, a tolice também. Veja o que o ex-ministro da Educação, demitido em uma besteira dita, falou em seguida:

- A escalada reacionária e golpista no País tem protagonistas aqui no nosso Estado. Esta gente está se organizando! Aqui eles tem um alvo: Ciro Gomes.

Em seguida, a título de justificar sua ausência nas redes sociais, completou o ex-governador:

- Penso que um ex-mandatário deve ter compromisso com a discrição.

Tem mesmo. O senhor deveria ter pensado nisso antes, ou levado em conta.