Muitas obras foram abandonadas ou restam inacabadas em estados e municípios deste Brasil de tanta violência e corrupção. Alguns municípios vivem o caos à falta de escolas, hospitais ou estradas, mas Itatira (etimologicamente, espigões de pedra), município que fica no Norte do Ceará, a 216 quilômetros de Fortaleza, entrou no noticiário por falta de uma obra de igual importância para a população, sobretudo a mais jovem: um motel. Qualquer escurinho ou local mais remoto como a lagoa, o mato, as estradas vicinais e mesmo o cemitério é usado pelos casais que buscam intimidades.

Os moradores estão divididos. Uma parte, principalmente os mais idosos, nem sai de casa depois que escurece temendo topar nas ruas com a indecência. Outros - mães, pais e jovens - alertam que é preciso construir um local para os encontros, pois nas ruas e no mato há muitos insetos e até cobras e escorpiões. Outro perigo que é advertido é o uso do curral dos bois, que pode resultar em chifrada. Na cidade de Itatira só os mais cuidadosos, que temem o língua alheia, vão até a cidade de Boa Viagem, distante 80 quilômetros, para usufruir do conforto de um motel.

É um caso grave que as autoridades públicas deveriam tomar providência, pois o artigo 233, do Código Penal Brasileiro, reza que praticar ato obsceno em lugares públicos é crime, com pena prevista de três meses a um ano de detenção ou multa.

É assim em um país tão grande como o Brasil, cada um com seu flagelo.