Algumas palavras aparecem no cotidiano das pessoas, sobretudo em períodos de crises e algumas pessoas, que gostam de palavras diferentes e, principalmente difíceis, passam a repeti-las sem até mesmo verificar seu significado. Apareceram, tempo atrás, as palavras EMPODERAR e APODERAR. E agora estão no dia a dia, repetidas pelos papagaios, as palavras NEGACIONISTA e TERRAPLANISTA.

Vi um engenheiro e um professor de inglês escreverem que o presidente Bolsonaro era NEGACIONISTA porque questionava o uso da máscara e o lockdown. É preciso, antes de sair repetindo, às mais das vezes, sem o menor senso de colocação, ver o significado e as pesquisas que envolvem as palavras para bater a significação intrínseca, o sentido figurado, a etimologia e a história. E não para aí. É necessário saber o resultado das análises dos fatos que têm envolvimento com o resultados das pesquisas, partindo de argumentos ou opiniões não fundamentadas em verdades históricas. A pessoa só pode ser enquadrada como NEGACIONISTA se negar ou não aceitar como verdadeiros conceitos comprovados cientificamente. E se os conceitos não tiverem efetivamente comprovação científica? Não se enquadra.

São os casos das MÁSCARAS E DO LOCKDOWN. Não há uma só comprovação científica. Pelo contrário, tem mais aproximação com a ineficiência das medidas, pelo que vi em inúmeras pesquisas randômicas (COVID-19: A FRAUDEMIA Uma visão pela janela do maior embuste de todos os tempos por Alessandro Loiola. www.manhoodbrasil.com.br)

===========================

 

NEGACIONISTA


Substantivo masculino e feminino. Pessoa que se identifica com o negacionismo, ideologia de quem nega um fato comprovado e documentado ou analisa esse fato partindo de argumentos ou opiniões não fundamentadas em verdades históricas; negativista.


Pessoa que nega ou não aceita como verdadeiros conceitos comprovados cientificamente.

Indivíduo que nega a veracidade de alguma coisa ou coloca em perspectiva a sua veracidade.

Adjetivo - Relativo ao negacionismo: argumento negacionista. Que nega ou não aceita uma verdade empírica: não deveriam existir médicos negacionistas. Que não aceita algo como verdadeiro: os terraplanistas podem ser considerados negacionistas. Etimologia (origem da palavra negacionista). A palavra negacionista tem sua origem no francês "négationniste", que nega alguma coisa.

Classe gramatical: adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros

Exemplos com a palavra negacionista:

O diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, também comentou o avanço do discurso negacionista: “As pessoas não devem ser confundidas por movimentos antivacinas, mas ver como o mundo usou a imunização para combater a mortalidade infantil e para erradicar doenças.” O discurso antivacina, o questionamento constante do isolamento social, a aversão às máscaras, a promoção de remédios milagrosos: tudo é parte de um mesmo pacote negacionista.


TERRAPLANISTA


Substantivo masculino e feminino. Pessoa que acredita e defende a teoria conspiratória de que o planeta Terra é plano, como um disco.

Adjetivo - que é adepto do terraplanismo, da teoria sem comprovação científica segundo a qual a Terra é plana, contrariando a teoria fundamentada de que a forma da Terra é esférica.

Etimologia (origem da palavra terraplanista). A palavra terraplanista deriva da junção de Terra, plano e do sufixo -ista.

Exemplo com a palavra terraplanista

Farto de ouvir um amigo defendendo hipóteses sem embasamento científico, um escocês abriu uma vaquinha online para levar o terraplanista até o espaço e desmentir as teorias conspiratórias que dizem que a Terra não é redonda.

EMPODERAR


Verbo transitivo direto e pronominal. Conceder ou conseguir poder; obter mais poder; tornar-se ainda mais poderoso: empoderou o ditador com poderes irrestritos; empoderou-se e cheia de confiança seguiu em frente! [Figurado].

Passar a ter domínio sobre sua própria vida; dar ou atribuir poder a: ela luta para empoderar as minorias; empoderou-se de coragem e seguiu em frente. Não confundir com APODERAR

Exemplo com o verbete empoderar. Para ela, é preciso "empoderar, reconstituir a trama da sociabilidade local, do associativismo local".

 

APODERAR


Verbo pronominal. Apossar-se; assumir a posse de: apoderou-se das propriedades dos pais; alguns prefeitos apoderaram-se do dinheiro público.

[Figurado]. Tomar posse e ter o domínio moral e/ou psicológico sobre alguém; deixar-se possuir por: o sentimento de felicidade apoderou-se da família.

Verbo transitivo direto. Possuir; conceder posse; dar ou ocasionar domínio de: os proprietários apoderaram os pertences alheios.

Sinônimos de Apoderar - possuir, dominar, tomar, invadir, ocupar, apossar.

Antônimos de Apoderar: desapoderar

Frases com o verbo apoderar:

Cada um quer apoderar-se daquilo que só pertence a todos (André Gide)

Quem busca a verdade do homem tem de se apoderar da sua dor (Georges Bernanos).

Exemplos com o verbete apoderar

O presidente venezuelano lamentou que setores da economia colombiana estejam sendo afetados pelas medidas restritivas, mas afirmou que a culpa é do governo de Uribe, o qual supostamente se presta aos planos imperialistas --termo com o qual se refere aos EUA-- de "invadir" a Venezuela para se apoderar de sua riqueza em petróleo.

Os uigures, uma etnia de língua turcomana e credo muçulmano que habita a região de Xinjiang (Turquestão Oriental) há séculos, acusam o governo chinês de ter realizado uma campanha repressiva para acabar com sua cultura e apoderar-se de seus recursos naturais desde que as tropas comunistas se anexaram definitivamente à região em 1949.

Em segundo lugar, liberar as áreas de fronteira agrícola da Amazônia e Cerrado para o capital internacional se apoderar.