A imunidade não começa imediatamente após tomar a segunda dose da vacina. Uma pessoa pode ter Covid-19 logo após se imunizar. Não significa que a vacina não funcionou, mas que seu o sistema imunológico ainda não teve tempo para criar a resposta imune.
Cada organismo tem seu ritmo, sua forma. Depende de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose a proteção se instala, tempo que o sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.
Mesmo tempo, por exemplo, do intervalo usado nos testes clínicos da CoronaVac, a vacina do Butantan, para medir a resposta imune dos participantes. Os pesquisadores advertem ainda que uma quantidade ainda maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacinação, também variando de indivíduo para indivíduo.
É importante esperar, porém, que grande parte da população tenha sido imunizada antes de voltarmos aos antigos hábitos, para evitar contaminar outras pessoas, já que o indivíduo que tomou a vacina ainda pode transmitir o vírus.