Ciro Gomes, que tomou o PDT do irmão Cid, na queda de braço com o poder arrumado pelo ministro Camilo Santana (senador eleito), ajusta a metralhadora giratória e solta, sem medo, ao menos parece, contra o poder estabelecido (todos), não poupando nem prefeitos (onde a situação é pior. Lembra do caso das emendas parlamentares, que resultou na morte do advogado Francisco Di Angellis de Morais?): Diz Ciro:

"HOJE, NO CEARÁ, NÃO SE REALIZA UMA OBRA PÚBLICA SEM PAGAR PROPINA".



Assegura que "está tudo dominado" na administração pública, "como as periferias estão pelo crime organizado". O toco (a propina, o jabá) já está quase em domínio público. Tem gente cobrando jabá até para encaminhar um requerimento ou projeto. E, no crime organizado, a situação é tão grave quanto no mundo da propina. A dominação pelas gangues está avançando vertiginosamente. O caso do Rio de Janeiro, declara o presidente Lula que não adianta mesmo colocar o Exército nas ruas porque aí os bandidos entram de férias. Em seguida, diz que foi "eleito para governar" e que "vou governar". Veja a fala de Lula da Silva:

https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/lula-diz-que-n%C3%A3o-haver%C3%A1-glo-enquanto-for-presidente/ar-AA1iXWpx?ocid=msedgdhp&pc=ENTPSP&cvid=0b8d006990394638935e8d8732382863&ei=32


Para não perder a onda o presidente (que Deus nos acuda!) pega a deixa do PT e acusa seu nêmesis, o ex-presidente Bolsonaro, de ser o responsável pela violência no Rio. O PT pubicou nota (veja, na íntegra):


"Foi o governo Bolsonaro que facilitou o acesso a armas de fogo, que acabaram nas mãos de milicianos e do crime organizado de maneira geral. […] As milícias cariocas cresceram em força, poder e armas durante o governo Bolsonaro e também durante a intervenção federal no Rio, em 2018, comandada pelo general Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022.” – diz a nota do PT.

Vale a pergunta, no final, tomando como gancho a afirmação do presidente Lula
("Eu fui eleito para governar esse país e vou governar esse país"): 

QUEM GOVERNA, AFINAL? OU TUDO É UM TIME SÓ?