O PSB só tem nome para concorrer na cabeça do senador Cid Gomes, recém-ingressado no PSB. Ele quer estar na discussão ou mais que isso. Mas, por enquanto o debate está no PT, entre os dois mais chegados ao grupo do poder: Evandro Leitão, que um dia desse estava no PDT, e Luizianne Lins, que tem mais história. Elmano não fala, mas parece preferir a Luizianne, mas o próspero ministro Camilo Santana joga suas fichas no Evandro Leitão. A direção maior do PT quer evitar que seja o diretório municipal a decidir o nome, mas isso que consta no regimento, não?
Por enquanto, a discussão também chega aos maiores municípios, dois deles, por exemplo, Caucaia e Maracanaú, vivem cenários bem diferentes. Caucaia o prefeito Vitor Valim, ruim que nem coragem tem para disputar uma reeleição, a que tem direito, não tem nome. Recebeu ordem para aceitar o nome que o governador Elmano indicar, que, por enquanto é Waldemir Catanho, embora com a condicionante de esperar a disputa entre Luizianne Lins e Evandro Leitão, porque ex-prefeita cogitou disputar Caucaia, que parece ser zona livre, se ficar fora da disputa em Fortaleza.
Já em Maracanaú não se fala em candidatura, pelo menos em oposição ao atual prefeito, que detém o poder por lá há 20 anos. Só se fala que o prefeito Roberto Pessoa, quase com 81 anos, vai disputar um segundo mandato. A oposição não mostra a cara.
Na linha de uma candidatura estão Júlio César Filho (PT), derrotado duas vezes, o deputado federal Júnior Mano (PL), que não é de Maracanaú e tem baixo conhecimento, e Lucinildo Frota, que ganhou força quando foi para o PDT. Quem confirmar o nome pela oposição deveria seguir o que fez o candidato Donald Trump - pediu quinta-feira (2902/24) ao presidente Joe Biden, seu possível adversário nas eleições de novembro nos Estados Unidos, que se submeta a "um teste cognitivo" devido às "terríveis decisões" que ele toma. É uma boa ideia.
https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/trump-pede-a-biden-que-fa%C3%A7a-um-teste-cognitivo/ar-BB1j7JUW