Sem dúvida, e não poderia ser diferente, que a campanha, melhor dizendo, a pré-campanha eleitoral está adormecida pela tragédia das cheias do Rio Grande Sul, que comove o Brasil.
E só para atualizar: voltou a chover em Porto Alegre e em outras partes do estado, como no Vale do Taquari, umas das regiões mais afetadas pelos temporais da semana passada. Após a chuva da madrugada, o nível do Guaíba teve leve alta e chega a 4,64 metros. E não vai haver uma trégua na semana que começa. O frio também vem forte. A previsão para a próxima semana é de que faça frio, inclusive com possibilidade de geada. Veja mais no link: https://www.youtube.com/watch?v=hanCmdTGHhk
OS NÚMEROS AINDA CRESCEM
Municípios afetados: 447 – dos 497
Pessoas em abrigos: 81.200
Desalojados: 538.743
Afetados: 2.115.703
Feridos: 806
Desaparecidos: 132
Óbitos confirmados: 145
Pessoas resgatadas: 76.399
Animais resgatados: 10.555
O Ceará está distante do Rio Grande do Sul por aproximadamente 4041 km, mas as informações dominam as atenções. Muitos colaboram enviando donativos para o Rio Grande Sul.
E NA PRÉ-CAMPANHA
Com todas as atenções voltadas para o drama gaúcho, até o trabalho em vistas às eleições de outubro amornaram. Mas não de todos os lados. Os candidatos do PT, Evandro Leitão, e do PDT, José Sarto Nogueira, estão fazendo tudo para dominar a pauta, que, por enquanto, é toda deles. Os outros candidatos dormem, enquanto a polêmica entre os dois pega fogo. A polarização é ruim para os outros três candidatos mais interessados e com possibilidade de engrossar a disputa – Capitão Wagner (UB), Eduardo Girão (Novo) e André Fernandes (PL).
Enquanto os outros candidatos dormem, Evandro gastou o dinheiro do contribuinte que chega ao Legislativo com campanhas publicitárias como nunca houve. São exemplos: a “campanha olhares”, “eu sou ALECE 2030” e pegando o gancho da tragédia do RS, o “Movimento Acolher”, que visa a arrecadação de doações para as vítimas das enchentes. Vale tudo para o nome do novo petista ficar no ar, para vencer o baixo conhecimento. Na Prefeitura, Sarto intensificou a mídia, valendo a saúde, a rede cuca, respeito ao trânsito e até o batido o “Maio Amarelo”, celebrado em todo o país. Os veículos tradicionais e mesmo a mídia digital está adorando. Claro, é dinheiro público jorrando.