As redes sociais foram tomadas (ontem 21/09/14) por uma onda de boatos sobre um serio desentendimento entre o secretário de Saúde, Ciro Gomes (Pros), com o candidato a governador do clã, Camilo Santana (PT). A grave quizila teria rompido depois da divulgação da pesquisa do DataFolha, que conferia um pífio crescimento de 3%, mas sem mover o candidato adversário, o peemedebista Eunício Oliveira, tirando ralos pontos dos poucos que ainda tinham os natimortos Eliane Novais (PSB) e Aílton Lopes.
Ciro Gomes, como bom contendedor, defenderia que o candidato Camilo, muito pacato no vídeo, fosse mais, mais, mais incisivo nas críticas ao adversário, batendo onde dói. Camilo não teria concordado e quase começa (ou teria começado) o agarra-agarra. Há fotos, que acredito ser montagem, com o petista aparecendo com um hematoma do lado direito do rosto. A discussão é verossímil, mas a agressão não.
O jornal Diário do Nordeste, blog do jornalista Roberto Moreira, chegou a publica um “release distribuído”, mas depois deu o desmentido. Não é possível embarcar em uma “notícia” dessa natureza. Desde meados da semana passada, quando se anunciava a publicação das pesquisas, que rola uma enorme quantidade de notícias falsas, inclusive sobre pesquisa. Em uma delas, que recebi mostrava uma “virada” de Camilo. Com são duas estruturas do estilo os fins justificam os meios. Deve-se esperar tudo para manipular o eleitor, através dos tambores da mídia. É muito feiticeiro e pouco feitiço.