Ministro da saúde, Arthur Chioro, Camilo e Roberto Cláudio riem, mas a saúde continua um caos
De lá para cá, mil promessas (até de dinheiro) e andanças. Camilo só não conseguiu colocar um novo secretário, substituindo Lavor, tendo de se conformar com a ascensão do subsecretário, o físico Henrique Javi. A desgraça é que nada funcionou e o caos na saúde continua o mesmo até hoje e deve assim permanecer por outras temporadas.
Para a presidente do Sindicato dos Médicos, Mayra Pinheiro, não há solução a curto prazo. Também acho. E o problema, digo eu, é que não há realmente vontade política (é só retórica) para resolver o problema que abrange Estado e Município de Fortaleza, apesar da específica proposta para a saúde do prefeito médico Roberto Cláudio. E o governador Camilo Santana longe... na China.
NA (IN)SEGURANÇA
Outro tragédia acontece na (in)segurança. O governador Camilo Santana, do mesmo PT da Dilma Rousseff, fez um alvoroto, falou pelos cotovelos, prometeu muito e até criou um conselho para cuidar do assunto. O secretário da (in)segurança, Delci Teixeira, mudou alguma coisa, mas nada deu resultado: o número de homicídios no Ceará subiu 15,6% após seis meses de oscilação negativa.
Tudo conversa fiada. Segurança é assunto para quem entende, e ainda assim muito difícil de se chegar a resultados positivos. Uma certeza está mais do que nunca patente. Retórica é só papo furado.
E como o governador está longe, na China, foi a vice Izolda Cela, no exercício do cargo, que tentou alinhavar uma desculpa nada convincente (até complica) para o crescimento do índice:
- A piora no mês passado está relacionada a ocorrências de duplos homicídios, chacinas e fugas de centros educacionais e delegacias.
Veja matérias completas sobre os dois assuntos nos links a seguir:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/crise-na-saude-continua-apesar-das-promessas-de-melhorias-1.1374924
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2015/09/04/noticiasjornalcotidiano,3499721/numero-de-homicidios-no-ceara-sobe-15-6-apos-seis-meses-em-queda.shtml