Se viver de papo der resultado, o governo do Ceará está bem alimentado, ainda que o cidadão, morador deste vasto e estorricado território, nada usufrua. Pois é, no papo, o governo Camilo Santana (PT) e o secretário de Turismo, o ex-Beach Park, Arialdo Pinho, depois de quase 10 meses de administração, lançaram um denso PLANO que apodaram de PLANO CEARÁ RECEPTIVO.
Pelo nome já dá para ver que se trata de um plano para impulsionar o turismo, que, segundo o governo, já tem números bons. Uma das ações previstas é bem usual. Trata-se, como já aconteceu repetidamente em governos anteriores, de uma campanha de publicidade para TV, que será veiculada no Brasil e no exterior, seguindo-se as estratégias de promoção aqui e lá fora. Muitas viagens à vista por conta do contribuinte.
O plano prevê a aplicação de R$ 65 milhões, R$ ainda este ano (2015) e o restante no próximo (2016). O dinheiro, que segundo o secretário Arialdo pinho está garantindo através de financiamento, será assim aplicado:
- ampliação do Aeroporto de Aracati e Jericoacoara
- duplicação das rodovias (CE) 040 e 187
- reforma e modernização do bondinho de Ubajara
- concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins - HUB
- autorização de empréstimo federal para conclusão do Acquário.
Os empresários do setor estão otimistas com as novidades anunciadas, apesar de manjadas, mas não escondem a preocupação com os DOIS projetos/obras para ancorar o desenvolvimento: O HUB E O ACQUÁRIO.
O governo, no ensejo, lançou o mobile DESCUBRA O CEARÁ, que facilitará a vida do turista no descobrimento do acesso aos principais pontos turísticos, as atrações e serviços. Esse, um serviço efeito. Vai ficar.