Claro que os funcionários do TCM nada têm com isso e estão com o deles na seringa. Vão protestar até fazer marca no chão. Mas isso não reduz a necessidade de EXTINGUIR O TCM. O projeto está andando no legislativo do Ceará e chego até a acreditar que pode dar samba. Já conta com 20 assinaturas dos 46 deputados.
É certo que os funcionários vão passar por alguns vexames, mas serão todos realocados. Da mesma que os atuais conselheiros, incluindo os dois que transformaram o TCM em uma arena política: Chico Aguiar (foi governador e até se aposentou com menos 90 dias de governo) e Domingos Filho, do PSD mas também dono do PMB. Ficarão com as sinecuras até a morte, mas ficará fechada a sucessão.
Domingos Filho, eleito presidente, ficou fulo ao saber da tramitação da proposta de extinção do TCM. Saiu em defesa do seu precioso cabide de emprego com a frase de praxe:
- É absolutamente irracional e imoral.
Depois da valentia explícita veio o jocoso:
- O que fez que a Assembleia, de uma hora para outra, improvisasse assim, no atropelo, uma proposta para acabar com dois tribunais que combatem corrupção?
RISÍVEL, NÃO?
O BRASIL TEM 26 ESTADOS E UM DISTRITO FEDERAL. 22 ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL NÃO TÊM UM TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS.