Pensei que o Bradesco fosse o banco mais complicado, pois até na portabilidade, nega três vezes. Mas conheci, por força da circunstância, o ITAÚ (onde está minha aposentadoria do INSS) e nele me senti literalmente desesperado, pelo sofrimento e pelos golpes que sou obrigado a enfrentar. Tentando ser sucinto, vou alinhar.
01) Já no dia da minha aposentadoria (publicada), há quatro anos, recebi várias ligações me oferecendo consignados (quem terá avisado a máfia dos consignados?);
02) No quarto ou quinto mês recebendo, comecei a ter um desconto sob o título de “Desconto de consignação no I.R.” (não sei o que significa), que durou quatro meses, apesar de todas as minhas reclamações e até de ação judicial, que desapareceu. O desconto também desapareceu. E nunca recebi nada de volta;
03) Depois, quando consegui um emprego, minha conta foi também para o ITAÚ – agência de Maracanaú. No segundo mês recebendo o salário da empresa que trabalhava, minha conta foi bloqueada, e fui convocado a ir à sede do banco, em Maracanaú. Fui. Não tinha outro jeito.
Lá, fui encaminhado a um caixa, que com cara de que havia algo errado na conta, fez perguntas sobre situação de crédito e cadastro e, depois, tive de trocar as senhas de acesso e do cartão. Só depois disso, o atendente disse que tudo estava normal e propôs uma aplicação mensal. Era a forma de lubrificar o atendimento. Foi feito. R$ 40,00 por mês.
Trabalhei até junho do ano passado (2023). Fui demitido da empresa e busquei encerrar a conta, como é natural. Fiz todo o processo, pagando as taxas e tudo o mais que me foi cobrado. Restou um saldo de R$ 695,99.
Conforme a regra, recebi um documento me atestando o saldo, onde anexei o número de outra conta minha (do BB), para onde o ITAÚ iria transferir o dinheiro, em um prazo de até dois dias.
Essa operação de encerramento da conta foi realizada no dia 04 de janeiro de 2024. Até hoje, NADA. Fui em uma agencia em Fortaleza. NADA. Só podia qualquer atendimento lá em Maracanaú. Fui à agência em Maracanaú, mas não pude ser atendido. Era um jogo de esconde, esconde. A gerente de minha conta, quando tinha o emprego, a servidora Júlia, disse que estava fora e não pode me atender. Dias depois, ela me passou uma mensagem no whatsapp dizendo que a minha gerente (?) ia me ligar. Ainda espero.
Em verdade, o ITAÚ, como, penso, sejam também os outros bancos, não está nem aí para resolver a situação. MAS VOU CONTINUAR RECLAMANDO, ATÉ QUE MINHAS REDES SEJAM CENSURADAS.
Seguem os documentos: