E a violência no Ceará, hein? O novo secretário, Roberto Sá, que só tomou posse na manhã do dia 3, segunda-feira, já pegou um desafio: em mais ou menos 48 horas, seis pessoas foram mortas a tiros em Caucaia. Registradas nos bairros de Novo Oriente, Monguba, Parque das Nações, São Miguel e Cigana (02), um deles decapitado, como está virando moda macabra.
E quantos estão presos: NINGUÉM. Nem pistas.
Caucaia é campeã. Até o dia 19 de maio de 2024, foram registrados 121 assassinatos no município. No mesmo período do ano passado, haviam sido registrados 73 casos. Um aumento de 65,75%.
E o governador Elmano de Freitas, do PT, se revela satisfeito e recomenda que que fiquem acompanhando as patrulhas em ação, o secretário Roberto Sá e o comandante da PM, coronel Klênio Savyo de Sousa. Na primeira incursão, fim de semana passado, o resultado foi pífio: dois homens presos e uma adolescente apreendida. Mas não interessa; o que vale é o novo modelo de ação e a nova ordem.
O governador criou um Comitê Estratégico Integrado e mais polícia nas ruas e um direcionamento: "bandido será tratado como bandido".
O Comitê Estratégico será composto por órgãos operacionais e de inteligência da SSPDS e de outras secretarias estaduais, de forças policiais federais e de instituições como Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e Assembleia Legislativa. O grupo deverá ser coordenado diretamente pelo próprio governador.
Permita-me, senhor governador, uma advertência. Sei que é praxe do PT a criação de tais comitês. No governo passado, Camilo Santana, também do PT, e agora ministro da Educação, por sugestão da então vice Izolda Cela, criou o Programa Ceará Pacífico, onde foi gasto milhões de reais e nenhum resultado ficou. Agora, o programa desaparece e é criado o dito Comitê Estratégico Integrado. Vai ser muito papo, muita discussão e o resultado será igualmente zero. Estou torcendo, mas conheço muito de segurança e gestão pública para não ter expectativas favoráveis.
Veja fala do governador Elmano: