Segurei de propósito qualquer comentário sobre pesquisa, nos cenários nacional e estadual, para que se completasse a rodada, a penúltima até o dia do voto (26/10/14). Deu o que imaginava. Os candidatos ao governo do Ceará, Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT do clã) navegaram bastante mas não saíram do lugar. Foi assim também com os dois candidatos à presidência do Brasil, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Não se pode dizer que Dilma e Eunício, um pouco atrás (mas em um empate na margem extrema de erro) na preferência de votos não tentaram reverter o quadro. Ataques raivosos não faltaram. Confira os números das pesquisas levando em conta só os votos válidos, como faz o TSE na publicação do resultado final.

NÚMEROS DOS PRESIDENCIÁVEIS
DataFolha:  Dilma 49            Aécio 51%
Ibope:        Dilma 49            Aécio 51%    

NÚMEROS PARA O GOVERNO DO CEARÁ
DataFolha:  Eunício 47          Camilo 53%
Ibope:        Eunício 49           Camilo 51%



E aí, o que dizer? Que teremos a eleição mais acirradas das duas décadas. É o óbvio. E isso ocorre porque ao eleitor foram dadas poucas e fracas opções, principalmente no que se refere à sucessão no Ceará. CAMILO e EUNÍCIO, se fosse possível ficariam em um empate lá embaixo perdendo para os votos da alienação - brancos, nulos e abstenção. Qualquer resultado que saia das urnas no domingo (26/10) não será surpresa, tanto no Ceará, como no Brasil. Agora, de sã e livre consciência, sem atender a preferências, digo, sem medo de errar, que Aécio tem mais chances de se tornar o próximo presidente da República, barrando a trajetória mínima do PT de ficar no governo por 16 anos. No Ceará, é Camilo Santana que tem a vantagem e deve se tornar governador, apesar do PT.

Nos dias que restam para terminar a campanha, faltam 7 programas na TV e no rádio, quase uma centena de comerciais (inserções) para cada um e pelo menos dois debates. para presidente, no primeiro turno, o debate final da Globo deu vantagem a Aécio Neves, ainda que não se possa dizer que ele foi para o segundo turno por causa disso. Já no Ceará, os debates em nada ou muito pouco influíram. Um não soube bater e o outro se defendeu muito mal. Não acredito, salvo um erro, que essa enorme capital midiático mude o caminho já quase totalmente traçado mesmo que ainda exista algo em torno de 4% de eleitores indecisos. O PT está usando tudo. A agressividade é extrema e o Lula da Silva quase me faz chorar com seu apelo emocional do crescimento do Brasil e das pessoas, enquanto Aécio se defende com eficácia e procura impregnar seu programa com otimismo e alegria. Apesar de tudo, a previsão é que os indecisos rachem na escolha final, ou seja, metade para um lado e metade para o outro.