Bom título deu o jornal O Povo: Transnordestina é retomada no mesmo lugar em que Lula a lançou em 2006, quando disputava a reeleição. Agora, oito anos depois - na reeleição da candidata de Lula da Silva, Dilma Rousseff, a obra é relançada no Ceará com a assinatura de três ordens de serviço. Serão retomadas nas próximas semanas os trechos entre os municípios de Missão Velha e Acopiara, com 150 km de extensão compreendendo três dos dez lotes que ligam Missão Velha ao Porto do Pecém. Segundo o governador Cid Gomes (Pros), os lotes que ligarão Acopiara até o porto deverão ser anunciados nos próximos meses.

As obras da Transnordestina estavam paradas desde setembro de 2013, embora a ferrovia no Ceará pouco tenha avançado desde o lançamento da obra em 2006. O novo contrato será tocado pela construtora cearense Marquise - mesma responsável por obras como o Hospital Regional de Sobral. A Transnordestina terá mais de 1,7 mil km.

Sem querer, querendo, o evento, que lançou trechos da obra da Transnordestina, teve ares de campanha dos candidatos petistas - Dilma Rousseff (PT) e Camilo Santana (PT). A ministra disse que Dilma “adoraria” estar presente na ação, mas que estava impedida pela legislação eleitoral e aproveitou para ressaltar “empenho fundamental” de Cid na retomada da obra e alfinetar governos do PSDB no País.

Importante mesmo seria saber se o ato não foi, como pareceu mais um ato político da candidatura dos petistas, como já aconteceu em 2006, com Lula da Silva. Uma retomada de obra de ferrovia no Nordeste em cima do dia do voto é suspeito, muito suspeito.