Imagens do Acquário de Barcelona, que serviu de modelo

Juíza manda suspender pagamentos da obra do Acquario Ceará. Vixe, que o buraco está fedendo. E agora, senhor governador Camilo Santana? O senhor foi eleito carregado nos ombros pelo clã Gomes, como vai desatar esse nó? Vai demitir o secretário Arialdo Pinho, que substituiu ao que saiu na condução da obra - Bismarck Maia?

A decisão, ainda em caráter liminar, suspende o pagamento (e a construção) à empresa norte-americana International Concept Management (ICM) até que o Estado prove a lisura da dispensa de licitação.

A juíza que barrou o ACQUÁRIO é Ana Cleyde Viana, da 14ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, e sua decisão foi tomada tendo por base a questionável dispensa de licitação em duas fases do projeto do empreendimento e outros indícios de irregularidades apontados pela promotora Jacqueline Faustino na construção do dito ACQUÁRIO.

Há também questionamentos sobre a legalidade do empréstimo acertado entre o governo do Estado e o Export-Import Bank of United States e a investigação feita pelo TCE pela supostas ilegalidade na inexigibilidade da licitação da ICM.

A Juíza quer ver tudo. Pelo contrato, o Ex-Im Bank financiará o empréstimo, de US$ 150 milhões – equivalentes a quase R$ 450 milhões.

É esperar os argumentos do Estado.