Interessante a denúncia contra o Instituto Lula e contra a empresa LILS, do próprio ex-presidente da República. A empreiteira Camargo Corrêa, uma das que mais foram beneficiadas com obras da Petrobras, no Brasil e fora dele, doou R$ 3 milhões a cada uma das empresas.

O instituto Lula e a empresa LILS, por uma mesma assessoria, sobre as duas denúncias, explicou que "os valores citados foram doados para o Instituto Lula para a manutenção e desenvolvimento de atividades institucionais, conforme objeto social do seu estatuto, que estabelece, entre outras finalidades, o estudo e compartilhamento de políticas públicas dedicadas à erradicação da pobreza e da fome no mundo".

Já os três pagamentos para a LILS "são referentes a quatro palestras feitas pelo ex-presidente. Todas elas eventos públicos e com seus respectivos contratos". Sobre os BÔNUS ELEITORAIS, esclareceu que o "Instituto Lula não prestou nenhum serviço eleitoral, tampouco emite bônus eleitorais, o que é uma prerrogativa de partidos políticos, portanto deve ser algum equívoco".

Por fim, informa que "essas doações e pagamentos foram devidamente contabilizados, declarados e recolhidos os impostos devidos, e não guardam nenhuma relação com contratos da Petrobrás."

Pode e deve ter sido assim, menos no item que se refere a relação com a Petrobras. Claro que as doações fazem parte de um acerto adrede como parte do esquema de corrupção da empresa.

O Instituto ainda é diluível. FHC também tem um. Mas um ex-presidente ter uma empresa e, ainda, no endereço de sua residência, agride a ética. Cheira mal mais ainda quando recebe doações de grande empreiteira, muito bem contemplada nos três períodos de governo petista (dois de Lula e um de Dilma).

Entende agora porque Lula ataca tanto a imprensa?

Veja nos links abaixo trechos de vídeo do deputado federal tucano (DF) Izalci Lucas sobre o conteúdo da denúncia na CPI da Petrobras e comentário do jornalista Ricardo Boechat sobre as doações:

https://www.youtube.com/watch?v=bJ-KApfE9HE

https://www.youtube.com/watch?v=ajyOA78FrEU

E já que você viu os dois vídeos, testemunhe (no link a seguir) um golpe (estelionato) contra o Ceará:

https://www.youtube.com/watch?v=HfaYGotv5Dw