Que foi uma irresponsabilidade governamental não há dúvida. Não há justificativa para que o governo do Ceará, com CID GOMES (Pros, por enquanto) tenha investido tanto dinheiro - R$ 690 milhões - em uma promessa do governo federal em campanha (o presidente ainda era Lula da Silva-PT), sem qualquer papel assinado, mesmo que fosse uma carta de intenção.

Nada, nada. O dinheiro foi gasto confiando apenas nas bravatas de Lula da Silva, confirmada pelo presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli - os dois vestindo o macacão vermelho da empresa para conferir mais impacto.

A promessa, que começou a ser acenada ainda no segundo período do governo Tasso Jereissati (PSDB), seria concretizada no complexo portuário do Pecém. Foi uma promessa que se transformou em alavanca eleitoral e embalou pelo menos quatro campanhas, presidenciais e estaduais.

A cada eleição, o pacote foi ficando sofisticado. A refinaria prometida em palanque ganhou nome - REFINARIA PREMIUM II - e até festa de lançamento da pedra fundamental, com todos os atores em palanque. Tudo mentira, tudo armação, um simples (*)CONTO DO VIGÁRIO.

Agora, o que os cearenses deveriam querer saber do governo sequencial do Ceará, com o petista Camilo Santana, é como esse dinheiro foi gasto, onde foi aplicado e de onde saiu e, por fim, se é possível resgatar algum vintém desse dinheiro do povo.
Camilo não deve dar nenhuma resposta, pois não sabe nem o que tem o caixa do Fundo de Combate a Pobreza (Fecop), mesmo assim, como deseja desde que tomou posse no governo, mesmo sem preparo, já enviou proposta ao poder Legislativo para majorar em 2% o ICMS de vários produtos da mesa e banho dos cearenses.

VAI PARA A TV

O PSDB, que não é besta, mesmo que não saiba como realmente fazer oposição, pega o tema para atacar na TV e no rádio, o fragilizado governo Dilma Rousseff, seu PT e, principalmente, o ex-presidente Lula da Silva, com o tema "LULA MENTIU".

Não é muita coisa. Lula sempre mentiu, agora mais do que quando estava no poder. A principal mentira continuada é dizer que nunca soube de nada nos casos do MENSALÃO, da secretaria ROSE e do caso dos ALOPRADOS. Do PETROLÃO ainda não nada disse. Só reclama da presidenta e dos petistas que estão no governo porque o juiz Sérgio Moro ainda está na operação Lava Jato.

PT TERÁ BAIXA

O PT também usou o tempo gratuito do TRE na TV e no rádio, desde o início da semana (05/07/15), para se defender, dizendo que toma providências contra quem está envolvido com o PETROLÃO.
A mensagem televisiva é que o PT "vai expulsar do partido todo petista que for julgado culpado ao final de um processo judicial. 

Não é Lula da Silva quem fala, mas o chocho presidente do partido, Rui Falcão. “Qualquer petista que cometer malfeitos ou irregularidades não continuará nos quadros do partido”.
O risco do PT é ter uma baixa muito grande nas suas fileiras de filiados.



(*) O conto do vigário aconteceu no século XVIII na cidade de Ouro Preto entre duas paróquias: a de Pilar e a da Conceição que queriam a mesma imagem de Nossa Senhora. Um dos vigários propôs que amarrassem a santa no burro ali presente e o colocasse entre as duas igrejas. A igreja que o burro tomasse direção ficaria com a santa. Acontece que, o burro era do vigário da igreja de Pilar e o burro se direcionou para lá deixando o vigário vigarista com a imagem.

Outro fato interessante aconteceu no século XIX em Portugal quando alguns malandros chegavam à cidades desconhecidas e se apresentavam como emissários do vigário. Diziam que tinham uma grande quantia de dinheiro numa mala que estava bem pesada e que precisaria guardá-la para continuar viajando. Diziam que como garantia era necessário que lhes dessem alguma quantia em dinheiro para viajarem tranquilos e assim conseguiam tirar dinheiro dos portugueses facilmente. Dessa forma, até hoje somos vítimas dos contos dos vigários que andam por aí, por isso a dica é, tomar muito cuidado com ajudas e ganhos, para que não caia num Conto do Vigário. http://www.brasilescola.com/curiosidades/conto-do-vigario.htm