As convenções (na sua maioria) que homologaram os candidatos das diversas coligações e partidos para a eleição de Fortaleza já foram realizada. Falta, sobretudo, a convenção do PDT de Roberto Cláudio (04/08/16) e seus coligados, incluindo o DEM do deputado federal Moroni Torgan, e a do PT (01/08/16) de Luizianne Lins e Elmano de Freitas.

Nas convenções do fim de semana, os destaques foram o candidato Heitor Férrer (PSB-Rede), vice Dimas Oliveira e a presidente nacional do Rede, Marina Silva, e o candidato Capitão Wagner (PR), que reuniu no seu palanque os maiores caciques da política cearense: senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB).

A chapa ganhou um vice que já é vice - Gaudêncio Lucena. Poderia ter sido melhor, mas o cacique peemedebista não confia em ninguém, a não ser no subserviente meio empresário Lucena, ainda que isso de nada tenha servido na sucessão estadual, quando o partido foi apeado do poder pelo prefeito Roberto Cláudio.

Por via das dúvidas, o beligerante Ciro Gomes não perdeu o espaço e a ocasião (já que estava em Sobral) e sentou a pua em todos os aliados do Capitão Wagner, que também estão aliados na eleição de sobralense, que tem como um dos candidato o irmão mais novo do clã, Ivo Gomes (PDT), que está sofrendo com uma oposição poderosa: Moses Rodrigues (PMDB) e Dr. Guimarães (PSDB). E ainda é possível que haja a união do PSDB com o PMDB. O que complicaria muito a vida do clã para manter o poder de Sobral, que detém há 20 anos.

Ciro Gomes, cuspindo no passado que participou, desancou, primeiro, Tasso Jereissati:

- (Em entrevista à Rádio Tupinambá - 29/07/16) -   O Tasso, quando era governador (do Ceará), houve um motim na Polícia Militar, e eu estava junto com ele quando ele mandou atirar nos grevistas (em julho de 1997). Mandou atirar. O coronel disse assim: ‘Mas, governador, pode morrer gente’. Que morra! Isso foi filmado lá. Houve tiro, gente foi ferida, o diabo.

Em seguida, Ciro tentou atingir o senador Eunício Oliveira e o candidato Capitão Wagner:

- Capitão Wagner é conivente com essas milícias que estão entranhadas na Polícia. E eles se juntaram (Tasso, Eunício e Wagner). Então, qual é o cimento (da aliança)? O ódio. De ameaçar a cidade (Fortaleza) com um meganha desqualificado.

Por falar no clã, a convenção do PDT, será na quinta-feira (04/08/16). Roberto Cláudio, Ciro e Cid e mais integrantes da coligação, que reúne, entre outros, o DEM, o PP, o PPS e o PTB farão a festa e apresentarão suas armas. A surpresa, que já não é tanta assim, é o vice: Moroni Torgan, o nome que o pessoal da coligação do Capitão Wagner mais temia, por ter o mesmo discurso do combate ao crime, que é a marca maior do Capitão.

E agora, um pedido: Capitão, por favor, não retire o Capitão do seu nome, assinando o material de sua campanha só por WAGNER.


LULA SERÁ A ESTRELA 
NÃO TÃO LUZIDIA


A convenção do PT, que vai homologar a chapa Luizianne Lins e Elmano de Freitas vai contar com a provável participação do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, vulgo Lula (hoje, 1º/8). Quem vai ficar de saia justa é o insosso governador do Ceará, Camilo Santana, que também é do PT mas apoia o nome de Roberto Cláudio à reeleição.

O anúncio da presença de Lula da Silva foi suficiente para que a "canalha" da oposição jogasse o veneno:

- (Rádio calçada) Lula será recepcionado em sua chegada na ala Executiva do Pinto Martins por Sérgio Machado e seus três filhos; Serginho, Danielzinho e Did.


Puro veneno, pois Sergio Machado está em prisão domiciliar em uma mansão de sua propriedade nas Dunas (onde também moram Tasso Jereissati e mais um dezena de ricos da capital cearense. A casa foi adquirida com grana da propina).