Secretário de segurança do Ceará, André Costa, disse que o crime não é organizado e que organizada é a polícia. Imagine se fosse o contrário, como não estariam as estatísticas da violência no Estado? Olha, conter a escalada criminal não é uma questão somente de discurso decorado e demagógico. Não é somente valorizar os policiais, o que é necessário, mas só isso não resolve.

Dizer que o crime não é organizado é falsear a verdade. Explica então o plano de invasão dos criminosos às agências bancárias no interior. Explica também um plano como o da invasão e roubo ao Banco Central no Ceará, até hoje não totalmente desvendado. Explica ainda a existência dos grupos criminosos como PCC, CV, FDN entre outros grupos que agem aqui e alhures.

Aproveito e envio uma dica ao secretário André Costa: vá conversar com o ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, que você aprenderá como era organizado o crime que pretendia dominar o Brasil através do assalto aos cofres públicos. Ou será que o senhor acha que são criminosos diferentes? O fato de uns assaltantes atuarem armados e outros não os desiguala.